Human impact on the Environment

Human effect on the earth or anthropogenic effect on the earth incorporates changes to biophysical situations and biological communities, biodiversity, and characteristic assets caused…

Smartphone

独家优惠奖金 100% 高达 1 BTC + 180 免费旋转




4 Dicas para combinar as cores sem medo

Sabe quando amanhece com o tempo nublado e seu humor muda? Ou quando você veste aquela roupa colorida e parece que recuperou a força que precisava? Tudo isso é efeito das cores no nosso corpo.

Uma das grandes dúvidas ao criar uma coleção ou na hora de se vestir, é a definição das cores e como combiná-las.

As cores transmitem sensações e despertam emoções, então é importantíssimo definir com cautela quais farão parte da sua coleção ou do seu look. Elas atingem diretamente o nosso lado emocional e podemos associá-las às memórias e aos sentimentos primitivos que ainda carregamos.

O azul, por exemplo, é visto como a cor mais confiável e que a maioria das pessoas gosta. Por que? De acordo com pesquisas realizadas pelos psicólogos Stephen E. Palmer e Karen Schloss e publicadas em 2010, as pessoas escolhem suas cores favoritas de acordo com o objeto ou lugar que elas relacionam.

O azul pode ser associado a elementos da natureza, como céu e água limpa. Os dois nos acompanham desde a era primitiva e o primeiro é o que mais vemos ao longo do anos, por isso possuímos mais familiaridade com a cor e ela consegue passar a sensação de segurança. Não é à toa que muitas empresas que trabalham com dados utilizaram essa cor em suas marcas.

As estratégias de marketing e de branding usam muito essa ideia e apostam na associação do cérebro com a cores para atrair o consumidor de maneira subconsciente.

Henri Matisse, pintor do famoso quadro “The Dance II”, disse: “Minha escolha de cores não se baseia em teorias científicas. Ela se baseia na observação, nas sensações, na própria natureza de cada experiência. Eu simplesmente busco encontrar as cores que se adaptam ao que eu sinto.”

Como dito anteriormente, você precisa ter em mente qual sentimento quer despertar. Amor? Leveza? Atitude? Você pode usar os desfiles que acontecem nas semanas de moda das grandes cidades como inspiração. Geralmente a partir da ideia do sentimento escolhido, você precisará do guia a seguir para saber ao que cada cor está relacionada.

Um ponto que você precisa ficar bem atento (a) é em relação às propriedades das cores. Cada uma possui um leque enorme de tonalidades que podem variar entre saturação, luminosidade e matiz. Não é porque a cor base é a mesma, que o sentimento passado também será igual quando houver a variação dessas propriedades.

Por exemplo, a cor rosa em um tom mais escuro e com alta saturação faz ligação ao luxo e ao poder, enquanto o rosa mais claro transmite mais sensibilidade.

Há quem diga que certas cores são estritamente frias ou quentes. É o caso do azul, cor que é denominada fria, mas consegue ser quente também. Para conseguir identificar essa diferença, é preciso localizar a cor dentro do matiz.

Matiz é aquele espectro de cores que vão se dissolvendo umas nas outras e pode ser apresentado em uma régua, como é feito em ferramentas de criação, ou em conjunto com outras propriedades da cor (saturação e luminosidade).

Para uma cor ser considerada quente, ela precisa conter amarelo em sua mistura ou estar próxima dessa cor. Ao contrário das cores frias, que possuem azul em sua construção ou estão próximas a ele no matiz.

O círculo cromático, criado por Isaac Newton, coloca as cores de forma gradual de acordo com as misturas das cores do RGB.

Quando falamos de luz ou RGB, temos o vermelho (red), verde (green) e o azul (blue) como cores primárias para toda a gama que surge da mistura dessas três cores. Além disso, a fusão de todas elas resulta na cor branca. Já no pigmento ou CMYK, as cores primárias são: azul ciano (cyan), magenta (magenta), amarelo (yellow) e preto (black). O preto surge como pigmento-chave para escurecer outra cor e dessa vez, ao contrário do que acontece nas cores presentes na luz, a mistura de todas elas dá o preto. Por isso, foi criado o círculo cromático (na página a seguir) contendo as cores do pigmento e é a partir dele que conseguimos trabalhar com as cores para roupas, tintas e coloração pessoal.

A partir do círculo, é possível fazer infinitas combinações e, para algumas, existem nomes certos:

Se joga!
Agora que você já sabe como combinar cores e as suas propriedades, não tenha medo de ousar! Use essas dicas como guia, baixe e consulte sempre que precisar.

Ana Flávia

Add a comment

Related posts:

Credit card question ? 10pts for the best answer?

Credit card can be a wonderful item to have. However, they can also create problems. How can individuals protect themselves from financial difficulties when they make purchases with credit? What…

Be JEE Main 2021 Ready!

The Department of Higher Education, Ministry of Human Resource Development (now known as Ministry of Education), Government of India has entrusted the responsibility of conducting Joint Entrance…

Six Secret Skills to Breakthrough to Food Writer Success

Food writers already have a long list of basic skills we need to master. We need to be able to write and edit. We have to know all about food, from cooking to eating to recipe development. There’s…